Programa de Pós Graduação da Engenharia Mecânica – UFMG

EnglishPortuguese

Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

yoast seo – nao apagar!

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Escola de Engenharia - Universidade Federal de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a Pós Graduação

A implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGMEC) da Universidade Federal de Minas Gerais remonta à criação do curso de Pós-Graduação em Engenharia Térmica em 1972. A primeira dissertação de Mestrado defendida no Programa aconteceu em 1977. Em 1988, o curso de Pós-Graduação em Engenharia Térmica se transformou em curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Dez anos mais tarde, em 1998, foi implantado o curso de Doutorado em Engenharia Mecânica, sendo credenciado pela CAPES no segundo semestre daquele ano. Em 2001, ocorreu a defesa da primeira tese de doutorado em Engenharia Mecânica na UFMG. Até 2019, o PPGMEC já formou 220 doutores e 660 mestres em Engenharia Mecânica, cumprindo sua missão de formação de pesquisadores e de profissionais qualificados nas diferentes áreas de concentração em Engenharia Mecânica, no estado de Minas Gerais e no País, que pode ser medida pelo grande número de docentes e pesquisadores egressos do Programa atuando em várias instituições de ensino superior brasileiras e em diversas empresas do setor produtivo nacionais e internacionais. O Programa obteve conceito 5  na última avaliação quadrienal da CAPES e conta com corpo docente de 38 professores doutores formados em diversas instituições de ensino do Brasil e do exterior, ofertando formação pós-graduada de qualidade em nível de Mestrado e Doutorado nas seguintes áreas de concentração: Projeto e Sistemas, Energia e Sustentabilidade, Engenharia de Manufatura e Materiais e Bioengenharia.

O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFMG (PPGMEC) é a formação de recursos humanos de alta qualidade em níveis de mestrado e doutorado para atuar como profissionais especializados e pesquisadores em instituições de ensino superior, centros de pesquisa e empresas privadas no Brasil e no exterior.

Informações sobre os laboratórios

O PPGMEC conta com a infraestrutura de diversos laboratórios do Departamento de Engenharia Mecânica e da Escola de Engenharia da UFMG no desenvolvimento dos trabalhos de dissertação e de tese de seus alunos. São basicamente quinze unidades laboratoriais de apoio à pesquisa no PPGMEC-UFMG, contando com dois centros de pesquisa e cerca de treze laboratórios de ensaios e experimentação em Engenharia, além de mais de oito salas de computação com recursos disponíveis para simulação discreta de fenômenos em Mecânica, tais como os pacotes Ansys-CFX, Abaqus, OpenFoam e Star-CCM. O CTM (Centro de Tecnologia da Mobilidade) e o CEA (Centro de Estudos Aeronáuticos) permitem o desenvolvimento de trabalhos de alta qualidade nas áreas de Motores de Combustão Interna e de Aeronaves de Pequeno Porte, respectivamente. O Laboratório de Biocombustíveis desenvolve pesquisas na área de desenvolvimento de combustíveis alternativos para veículos terrestres. Laboratório de Robótica, Soldagem e Simulação (LRSS) possui uma das melhores infraestruturas laboratoriais do País na área de automação de processos de soldagem. O LABBIO (Laboratório de Bioengenharia), do departamento de Engenharia Mecânica, e o Laboratório de Biomecânica (MecBio), do departamento de Engenharia de Estruturas, propiciam as condições necessárias para o desenvolvimento de projetos em tecnologias assistivas, sistemas de bioengenharia, biomecânica e modelagem de sistemas biológicos. O Laboratório de Acústica e Vibrações e o Grupo de Dinâmica de Rotores, do departamento de Engenharia Mecânica, oferecem infraestrutura para pesquisas nas áreas de Vibrações em sistemas mecânicos e em seres humanos, acústica aplicada, dinâmica de máquinas rotativas e projeto de mancais e selos. As pesquisas nas áreas de processo de fabricação por usinagem e automação na fabricação contam com a infraestrutura do Laboratório de Usinagem e Automação. Os Laboratórios de Refrigeração Avançada e Bombas de Calor e o Laboratório de Termometria são os núcleos de pesquisa em tecnologias de fluidos refrigerantes eficientes, instalações termomecânicas eficientes, termodinâmica aplicada e análise termográfica de processos e equipamentos. O Laboratório do Núcleo de Excelência em Aproveitamento de Resíduos Sólidos centraliza as pesquisas de docentes e discentes do PPGMEC nas áreas de estudos de processos eficientes para aproveitamento de resíduos sólidos. Pesquisas nas áreas de interface com a Engenharia de Materiais, envolvendo pessoal da Engenharia Mecânica e Engenharia Metalúrgica e de Materiais, contam com o suporte do Laboratório de Conformação de Chapas e do Laboratório de Corrosão e Engenharia da Superfície. Por fim, pesquisas de docentes e discentes do PPGMEC na área de aplicação da nanotecnologia no desenvolvimento de novos materiais estão centradas no Laboratório de Nanocompósitos.

Laboratórios

Áreas de Concentração

Energia e Sustentabilidade

Energia e Sustentabilidade
  • Energia e Recursos Renováveis
  • Impacto Ambiental na Geração de Energia
  • Refrigeração, Bombas de Calor e Condicionamento de Ar
  • Sistemas de Propulsão Automotiva
  • Sistemas Termofluidos
  • Sistemas Veiculares

Projeto e Sistemas

Projetos e Sistemas
 º Aerodinâmica Aplicada
  • Materiais Compósito
  • Mecatrônica
  • Otimização Aplicada à Engenharia Mecânica.
  • Sistemas Mecânicos
  • Vibração e Acústica

Engenharia de Manufatura e Materiais

Engenharia de Manufatura e Materiais
  • Comportamento Mecânico dos Materiais e Novos Materiais
  • Conformação Mecânica
  • Manufatura Avançada
  • Processos de Soldagem
  • Processos de Usinagem

Bioengenharia

imgbin-computer-icons-biotechnology-industry-graphics-science-icon-PY9WUGsssYM3N9sjt4tTGe16u
  • Análise e Modelagem de Sistemas Biológicos
  • Biomecânica
  • Tecnologias Assistivas

Principais Números

  44 Anos de História

220 Doutores formados

  660 Mestres formados

Últimas Notícias

Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

YOAST SEO – NÃO APAGAR!