1. Conceitos e Definições

 

          O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos gasosos leves com predominância acentuada de metano, razão de ser considerado, na prática, como metano "simplesmente". Na terminologia usada nos transportes, já se consagra inclusive o termo metano automotivo em lugar de gás natural.

          Como é encontrado praticamente em toda a crosta terrestre, no curso das duas últimas décadas o gás natural vem se tornando uma das maiores fontes de energia, principalmente nos países industrializados, servindo também como substituto dos derivados de petróleo em usos não convencionais, particularmente em transportes. Esta utilização torna-se sobremodo atraente nos países produtores de gás e importadores de petróleo,

          No Brasil, o gás natural representa uma solução alternativa ao uso dos combustíveis derivados do petróleo, especialmente no transporte urbano das grandes cidades.

          Por se tratar de um produto nacional utilizável em substituição a combustíveis convencionais (álcool, gasolina e diesel), o uso automotivo do GNC implicará considerável economia de divisas para o país, além de representar vantagens para o meio ambiente e para o usuário.