Prof. Cláudio Pinto de Barros, Dr.
Luciano Saraiva Resende
Bruno Miranda Maschtakow
Colaboradores:
José Roberto Feres Ervilha
Descrição
A aeronave CEA-310, CB.12 - Curumim II é projetada em madeira e material composto e é enquadrada na categoria utilitária/acrobática seguindo a norma JAR-VLA. Quando voada por dois tripulantes e com os tanques cheios é uma aeronave utilitária, porém quando utilizada com apenas um tripulante e abastecimento parcial de combustível, é permitida a realização de manobras acrobáticas simples.
O Curumim II é um monomotor, monoplano de asa baixa, bi-place lado a lado com trem de pouso triciclo fixo e empenagem com configuração convencional. Seu grupo motopropulsor é desenvolvido para o uso de três diferentes motores com potências variando de 80 hp a 120 hp. A fuselagem é do tipo semi-monocoque, com tensores e cavernas em madeira e o revestimento em fibra-de-vidro. As asas possuem longarina caixão em madeira, ailerons situados nas pontas e flapes na raiz. O revestimento é em sanduíche de espuma rígida de PVC e fibra-de-vidro.
Dados Técnicos
Envergadura: | 10,14 m | Carga Alar: | 51 kgf/m2 |
Comprimento: | 6,84 m | Velocidade Máxima: | 260 km/h |
Área Alar: | 11,86 m2 | Velocidade de Cruzeiro: | 230 km/h |
Alongamento: | 8,7 | Velocidade de Estol: | 65 km/h |
Peso Vazio: | 365 kgf | Razão de Subida: | 8 m/s |
Peso Total: | 608 kgf | Motorização: |
Jabiru 3300 (120hp) Rotax 912S (100hp) Volkswagen 2180 (80hp) |
Imagens