CEA 312 CB.12 Curumim II

Prof. Cláudio Pinto de Barros, Dr.

Luciano Saraiva Resende

Bruno Miranda Maschtakow

Colaboradores:

José Roberto Feres Ervilha

Descrição

A aeronave CEA-310, CB.12 - Curumim II é projetada em madeira e material composto e é enquadrada na categoria utilitária/acrobática seguindo a norma JAR-VLA. Quando voada por dois tripulantes e com os tanques cheios é uma aeronave utilitária, porém quando utilizada com apenas um tripulante e abastecimento parcial de combustível, é permitida a realização de manobras acrobáticas simples.

O Curumim II é um monomotor, monoplano de asa baixa, bi-place lado a lado com trem de pouso triciclo fixo e empenagem com configuração convencional. Seu grupo motopropulsor é desenvolvido para o uso de três diferentes motores com potências variando de 80 hp a 120 hp. A fuselagem é do tipo semi-monocoque, com tensores e cavernas em madeira e o revestimento em fibra-de-vidro. As asas possuem longarina caixão em madeira, ailerons situados nas pontas e flapes na raiz. O revestimento é em sanduíche de espuma rígida de PVC e fibra-de-vidro.

Dados Técnicos

 

Envergadura: 10,14 m Carga Alar: 51 kgf/m2
Comprimento: 6,84 m Velocidade Máxima: 260 km/h
Área Alar: 11,86 m2 Velocidade de Cruzeiro: 230 km/h
Alongamento: 8,7 Velocidade de Estol: 65 km/h
Peso Vazio: 365 kgf Razão de Subida: 8 m/s
Peso Total: 608 kgf Motorização: Jabiru 3300 (120hp)
Rotax 912S (100hp)
Volkswagen 2180 (80hp)

 

Imagens